O que é Software:

Software é uma série de códigos escritos a serem executados, seguidos ou interpretados por um computador. Essa série segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado. Pode ser chamado também de suporte lógico ou logiciário, ou ainda ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador qualquer.

Não deve ser confundido hardware com software, vez que se trata de significados diferentes.

Enquanto o hardware trata-se da parte física de um computador (gabinete, teclado, monitor, etc.) o software é tudo o que faz a máquina funcionar, executando-se ações diferentes para cada um.
A pronúncia da palavra software é – “sóftuer”.

Em 1958 a palavra software foi usada pela primeira vez em um texto escrito por John Wilder Tkey, um cientista americano.

Os softwares podem ser classificados em três tipos:

Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

Software livre

Significa que qualquer programa de computador pode ser copiado, estudado, usado, redistribuído ou modificado com algumas restrições. A liberdade de tais parâmetros é central ao conceito, que é o oposto de software proprietário, porém não é comercializado visando o lucro. A distribuição do software livre é anexar uma licença e tornar o código fonte disponível para o usuário alterar de acordo com suas necessidades.