O que é o Sisu

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. É um sistema do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em que são oferecidas as vagas disponíveis para instituições públicas de ensino superior do Brasil.

O sistema funciona com base na nota da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que avalia o desempenho dos estudantes nas disciplinas do Ensino Médio.

As universidades decidem como é usada a nota do exame. A nota pode ser o único requisito para a vaga ou pode ser usada para a primeira fase do processo de seleção. As universidades também podem escolher dar mais peso à nota das disciplinas relacionadas ao curso escolhido.

Para participar do Sisu o estudante deve se cadastrar no site do sistema, podendo escolher até duas opções diferentes de cursos para concorrer.

Durante o período de inscrições o sistema calcula diariamente a nota de corte de cada curso, ou seja, a nota necessária para a aprovação. A nota de corte é importante porque o candidato pode avaliar se tem chance de ser aprovado no curso que escolheu ou se quer mudar sua opção.

Em fevereiro é publicada a classificação final e os candidatos aprovados devem ir até a universidade fazer a matrícula para garantir a vaga.

Os aprovados na sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula. Os candidatos aprovados na segunda opção têm direito a se inscrever na lista de espera do curso escolhido como primeira opção.

O Sisu também conta com lista de espera para as vagas que não forem preenchidas. Para participar da lista é preciso acessar o cadastro no site e confirmar o interesse. Podem participar da lista os candidatos não aprovados e os aprovados em segunda chamada.