O que significa Recíproco

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro.

Por exemplo, a expressão “ódio recíproco” significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem idêntico sentimento. No caso da expressão “amor recíproco”, o recíproco indica que o amor é correspondido.

Um acordo recíproco tem o mesmo significado de bilateral, ou seja, é um acordo comum às duas partes envolvidas. Neste caso, recíproco é sinônimo de mútuo.

O princípio da reciprocidade entre países, por exemplo, determina o igual tratamento entre cidadãos, igualdade de direitos, simplificação de processos, e etc, visando uma fácil integração dos cidadãos (migrantes) de um país no outro.

Em inglês, a tradução de recíproco é “reciprocal” ou “mutual”, e podemos verificar o seu uso numa frase no seguinte exemplo:

I loved Carla very much, but unfortunately the feeling was not reciprocal / mutual – “Eu amava muito a Carla, mas infelizmente o sentimento não era recíproco / mútuo”.