O que é Pronome

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.

Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.

Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.

Os pronomes possuem várias características: formam vários sistemas morfológicos fechados (eu, tu, ele/ela, etc; meu/minha, teu/tua, seu/sua, etc.); na sua maioria aceitam, como os nomes, morfemas de gênero e número; atuam por alusão a algo já mencionado ou implícito na mensagem ou no contexto linguístico ou extralinguístico, mantendo, mesmo quando isolados, uma base semântica genérica com capacidade de se referirem a outra realização léxica, etc.

 

Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais representam as pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.

Também são pronomes pessoais as formas que servem de complementos (me, mim, comigo, nos, conosco; te, ti, contigo, vos, convosco; o, a, lhe, se, si, consigo, os, as, lhes).

Os pronomes pessoais ainda são divididos em: pronomes pessoais retos (quando exercem a função de sujeito); e pronomes pessoais oblíquos (quando substituem o substantivo e complementam os verbos).

 

Pronomes relativos

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem… Estabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que vai ser feita a seu respeito.