O que é Iluminismo:

Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Além disso, teve grande influência no contexto cultural, social, político e espiritual em diversos países.

Também conhecido como “Época das Luzes”, este foi um período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem.

O Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão.

Iluminismo é o nome que se dá à ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia da Europa, a partir das lutas revolucionárias do final do século XVIII. Apesar disso, o iluminismo não foi apenas um movimento ideológico, mas também político, potenciado pela Revolução Francesa.

Iluminismo também é considerado uma doutrina filosófica e religiosa preconizada no século XVIII, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.

Características do Iluminismo

Defesa do conhecimento racional (poder da razão);
Contrários ao Mercantilismo e Absolutismo monárquico;
Apoiado pela burguesia;
Defesa dos direitos naturais do indivíduo (liberdade e livre posse de bens, por exemplo);
Deus está presente na natureza e no próprio homem;
Defesa da liberdade econômica (sem interferência do Estado);
Defesa de maior liberdade política;
Antropocentrismo (avanço da ciência e razão humana);
Base para a Revolução Francesa.