O que é Fotossíntese:

Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas verdes, que, através da energia da luz solar, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química. Simultaneamente, há libertação de oxigênio na atmosfera, que renova e purifica o ar.

Através da fotossíntese as plantas verdes fazem a acumulação da energia solar e a transformam em compostos que são sintetizados a partir do dióxido de carbono. Fazem parte deste processo a luz, a água, a clorofila e o dióxido de carbono. Na fotossíntese é possível identificar duas fases: a clara e a escura.

A fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois é através dela que se obtém a energia essencial para a vida. A cadeia alimentar é continuada porque os animais e outros seres que não possuem capacidade fotossintética dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes como fonte alimentar.

O termo “autótrofo” designa os seres que possuem capacidade de sintetizar o seu próprio alimento. “Heterótrofos” são os homens e a maioria dos animais que não possuem essa capacidade.

O processo de fotossíntese realizado pelos seres autótrofos, foi descoberto em 1778 pelo cientista holandês Jan Ingenhousz, que presenciou a libertação de gás oxigênio por plantas expostas à luz solar.

 

Confira também Significado de Ecossistema