O que é Feedback

Com o sentido de realimentar ou de dar resposta a um trabalho, serviço, pedido ou qualquer acontecimento, o termo feedback faz parte de inúmeras áreas profissionais, como na Administração de Empresas, na Engenharia, na Psicologia e em muitas outras, sempre com um conceito específico, próprio da área em que está sendo utilizado.

O significado de feedback, em certos contextos, pode trazer o sentido de resposta ou de reação, podendo ser algo positivo ou negativo. Quando o feedback atende a solicitação feita, ele deve ser um feedback positivo, do contrário será negativo. O importante é entender que, de qualquer maneira, sempre que uma solicitação ou um pedido for feito ou um trabalho for designado, é preciso haver o feedback para o solicitante.

Quando trabalhamos com comunicação, um dos elementos presentes no processo é o feedback. O emissor envia uma mensagem ao receptor por qualquer meio, escrito ou falado, e o receptor deve fornecer o feedback ao emissor, confirmando o conteúdo da mensagem, verificando se não houve qualquer alteração, seja na transmissão da mesma ou na sua compreensão.

Para a área de Administração de Empresas o feedback é um parecer, uma opinião ou uma análise sobre uma pessoa, um grupo de pessoas ou mesmo uma atividade, com objetivo de avaliar o desempenho e o resultado do trabalho executado. Desta forma, é possível entender os pontos positivos e negativos de uma atividade, buscando meios de melhorar a sua execução.

A Psicologia entende o feedback como retroação, ou seja uma ação em sentido inverso que pode servir tanto para minimizar quanto para contemporizar conflitos entre pessoas na comunicação interpessoal.

Por sua vez, áreas como Engenharia Elétrica ou Eletrônica utilizam o feedback no sentido de verificar a realimentação de um sistema, com a transferência de um sinal de saída para a entrada, dentro do mesmo sistema ou circuito, o que pode resultar num aumento do nível de saída, quando acontece um feedback positivo, ou sua redução, que gera um feedback negativo.

Por exemplo, num sistema de som, o feedback é o retorno de uma fração do sinal de saída do amplificador ou do microfone para a entrada do mesmo, o que pode provocar a distorção no som produzido. O feedback perfeito, portanto, dever ser aquele que atende exatamente as expectativas do agente emissor.