O que é Ecossistema:

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.

É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.

É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.

Fatores bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos são os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente é chamado de ecossistema.

Existem também os agroecossistemas que atuam em uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a biosfera.

Ecossistemas brasileiros
O Brasil, sendo um país vasto na sua extensão, possui vários ecossistemas, como por exemplo:

Floresta Amazônica;
Mata Atlântica;
Cerrado;
Caatinga
Campos;
Pantanal
Restingas;
Manguezais.
Dentro das categorias mencionadas anteriormente, existem ecossistemas específicos, como a Mata de Araucária, Mata de Cocais (localizada entre a floresta amazônica e a Caatinga), Floresta Ombrófila (densa, aberta e mista), Floresta Estacional (semidecidual e decidual), etc.