O que é Citoplasma

É uma célula formada por uma membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode ou não estar disposto em um núcleo. No citoplasma, é possível observar várias estruturas que funcionam como pequenos órgãos na célula, ajudando-a na realização de suas atividades, como digestão, respiração, secreção de substâncias e transporte de proteínas.

Características do citoplasma
O citoplasma é formado por um líquido viscoso que se deposita entre as organelas. Esse líquido é chamado de citosol ou matriz citoplasmática e é constituído de várias substâncias, como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons e água, a qual compõe cerca de 80% dessa solução. A presença de água é fundamental para a realização de reações químicas necessárias para a célula.

A consistência do citosol não é a mesma em toda a célula. Na região mais periférica, ou seja, próxima à membrana plasmática, observamos que o líquido é mais viscoso; na região mais interior, o líquido é mais fluido.

Citoplasma das células procariontes
O citoplasma da célula procarionte, uma célula que não possui núcleo, corresponde a toda a região delimitada pela membrana plasmática. Ele é formado pelo citosol e contém o DNA e vários ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas. No citoplasma dessas células, não é possível encontrar organelas membranosas, como retículo endoplasmático e complexo golgiense.

Citoplasma das células eucariontes
O citoplasma de uma célula eucarionte, por sua vez, é muito mais complexo. Ele pode ser definido como a região localizada entre a membrana plasmática e a membrana que envolve o núcleo. A constituição do citosol é semelhante à das células procariontes.

Diferentemente das células procariontes, na célula eucarionte, é possível observar uma grande variedade de organelas celulares, tais como o retículo endoplasmático, a mitocôndria e o complexo golgiense. Além disso, verifica-se a presença de um citoesqueleto, que é formado por filamentos de proteínas e garante a sustentação da célula. Além de sustentação, o citoesqueleto atua na movimentação da célula, promovendo, por exemplo, o movimento ameboide e a ciclose, que é uma corrente citoplasmática verificada em vegetais.