O que é Bullying:

Bullying é uma palavra usada para definir a prática de atos violentos, repetidos e intencionais, contra qualquer pessoa indefesa, geralmente causando danos físicos e psicológicos.

O bullying é caracterizado como o fato de uma pessoa bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar ou colocar apelidos humilhantes em outra pessoa, em geral mais fraca do que quem pratica o bullying, sendo uma prática comum entre pessoas que gostam de mostrar-se superiores e autoritárias com relação àquelas que consideram física ou mentalmente inferiores.

A intenção de quem pratica bullying é intimidar, humilhar ou agredir física ou moralmente uma outra pessoa, agindo individualmente ou em grupos, sempre dirigindo seus atos contra pessoas que não conseguem se defender ou mesmo entender os motivos que possam levar à agressão.

De uma forma geral, as vítimas de bullying sempre temem os agressores, na maior parte das vezes em virtude da superioridade física ou pela influência que o agressor exerce sobre o meio social em que a vítima de bullying busca se inserir ou está forçosamente inserido.

Embora seja um termo comum entre escolares, o bullying também pode ser encontrado em outros ambientes, como na rua, no trabalho, nas academias e clubes, ou, em alguns casos, até mesmo no próprio ambiente familiar.

A justiça brasileira considera o bullying como uma infração que pode ser classificada como injúria, difamação ou lesão corporal, dependendo do caso, embora não exista uma lei específica para punir os agressores.

 

Confira também Significado de Coaching