O que é Budismo

Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga.

É uma das maiores religiões do mundo, com milhares de praticantes em todo o mundo e não só no oriente. A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas. Mas existem correntes panteístas e teístas.

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. É o plano mais alto de consciência, onde o ser está livre da dor do mundo físico.

O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações, inclusive os animais e plantas. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres, já que em outra vida pode-se experienciar aquela forma. Este ciclo de reencarnação é chamado de Samsara.

A doutrina budista é dividida em dois grandes ramos: Theravada, a escola budista mais antiga, e Mahayana, da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, entre outras linhas.

As Três Joias, também conhecidas como Três Tesouros, Três Refúgios ou Gema Tripla, são as bases das tradições e práticas budistas.

São elas o Buda (O iluminado), o Dharma (a lei suprema ou doutrina pregada por Buda) e o Sangha (o grupo formado pelos discípulos do budismo). Esta base dá as forças necessárias para aceitar aquilo que não pode ser mudado, encontra energia para agir naquilo que pode ser ajustado, e principalmente a consciência e o discernimento de uma coisa ou outra.

Existem diferentes vertentes do Budismo. Por exemplo, o Budismo Nitiren ou Budismo de Nitiren tem como fundamento os ensinamentos de Nitiren, um monge japonês que viveu no século XIII.

O Budismo Kadampa, outra linhagem de pensamento budista, foi uma escola criada pelo mestre budista indiano Atisha.